Ajuda, marinha

Se é um novo utilizador não deixe de se apresentar aos restantes membros.
Regras do Fórum
A sua apresentação é obrigatória e deve ser efectuada tendo em conta as indicações dadas aqui.
Faça-a da forma mais verdadeira possível, por forma a facilitar o esclarecimento das suas dúvidas por parte de outros forenses.
Avatar do Utilizador
Joao2013
Segundo-Cabo
Segundo-Cabo
Mensagens: 5
Registado: 15 set 2013 21:51
Situação Militar: Civil
Contacto:

Ajuda, marinha

Mensagem por Joao2013 »

Boas, sou o João e tenho 19 anos. Sou novo aqui pelo forum como tal, não percebo muito disto mas gostava de esclarecer algumas duvidas.
Tenho o 12º ano feito num curso profissional, gostaria de saber:
- se ingressar na marinha e uma boa aposta para o meu futuro.
- se consigo candidatar-me a oficial mesmo não tendo os exames de matematica A.
Avatar do Utilizador
n0iz3d
Moderador
Moderador
Mensagens: 1306
Registado: 22 abr 2010 17:13
Situação Militar: Activo
Localização: Portugal!
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por n0iz3d »

Viva, bem-vindo.
- Ingressar na Marinha é uma boa aposta para o teu futuro, sim... mas depende da especialidade e da carreira que queres seguir. Posso-te dizer que seguir carreira na especialidade de Fuzileiro, é bem mais complicado que qualquer outra especialidade.
- Actualmente, os concursos para Oficiais em Regime de Contrato já dão preferência/prioridade a pessoal licenciado. Pessoal com o 12º ano do Ensino Secundário apenas é tomando em conta para preenchimento das vagas não ocupadas por candidatos habilitados com Mestrado, Licenciatura ou Bacharelato. Podes ler mais sobre as condições de admissão para Oficiais RC aqui -> http://recrutamento.marinha.pt/PT/Concu ... leiro.aspx

Portanto, consegues candidatar-te com ou sem exames, mas a possibilidade de seres chamado para o curso é remota.
MAR FZ, Pronto... SEMPRE!
"quando chegar a hora decisiva, procurem-me nas dunas, dividido entre o mar e a terra." - Miguel Torga
Avatar do Utilizador
Midnightblack
Moderador
Moderador
Mensagens: 11106
Registado: 14 set 2011 01:07
Situação Militar: Activo
Localização: na serra
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por Midnightblack »

Welcome! :twisted:
Avatar do Utilizador
Joao2013
Segundo-Cabo
Segundo-Cabo
Mensagens: 5
Registado: 15 set 2013 21:51
Situação Militar: Civil
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por Joao2013 »

Pois, pelo que li com o 12º ano só consigo ser Oficial pela carreira de Fuzileiro, caso existam vagas não ocupas por pessoal licenciado.
Caso eu me candidate para os fuzileiros como é que faço para entrar nos Quadros? É que já ouvi dizer que ao fim de 8 anos nos mandam embora. :/
Avatar do Utilizador
n0iz3d
Moderador
Moderador
Mensagens: 1306
Registado: 22 abr 2010 17:13
Situação Militar: Activo
Localização: Portugal!
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por n0iz3d »

Joao2013 Escreveu:Caso eu me candidate para os fuzileiros como é que faço para entrar nos Quadros? É que já ouvi dizer que ao fim de 8 anos nos mandam embora. :/
Não é ao fim de 8, mas sim ao fim de 6 anos de contracto.
Podes concorrer como praça e mais tarde concorrer ao concurso de admissão aos QP. Podes ainda concorrer ao CFS.
Como Oficial RC, não há como passar para os QP.
MAR FZ, Pronto... SEMPRE!
"quando chegar a hora decisiva, procurem-me nas dunas, dividido entre o mar e a terra." - Miguel Torga
Avatar do Utilizador
Joao2013
Segundo-Cabo
Segundo-Cabo
Mensagens: 5
Registado: 15 set 2013 21:51
Situação Militar: Civil
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por Joao2013 »

Em que consiste esse curso de admissão aos QP sendo eu praça? O CFS nao me vai dar para os quadros, mandam me embora na mesma ao fim de 6 anos?
É que o meu medo está em entrar, ficar esses 6 anos e depois quando vier cá para fora não tenho como me orientar pois so tenho o 12º
Avatar do Utilizador
Midnightblack
Moderador
Moderador
Mensagens: 11106
Registado: 14 set 2011 01:07
Situação Militar: Activo
Localização: na serra
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por Midnightblack »

Joao2013 Escreveu:Em que consiste esse curso de admissão aos QP sendo eu praça? O CFS nao me vai dar para os quadros, mandam me embora na mesma ao fim de 6 anos?
É que o meu medo está em entrar, ficar esses 6 anos e depois quando vier cá para fora não tenho como me orientar pois so tenho o 12º
A tropa não é a santa casa da misericórdia...não tem como função albergar a malta toda, primeiro há que merece-lo, depois ter notas para concorrer aos cursos, ser dos melhores entre os que concorrem e ficar nas vagas.
A Marinha dar-te-à formação, proporcionar-te-à algum tempo livre para que tu próprio possas prosseguir estudos se assim o desejares e potenciares o teu curriculo civil bem como militar.
Sei de exemplos concretos e um deles até apareceu aqui no fórum recentemente, entrou para a tropa com o 9ºano e já vai no 1º ano de faculdade, sei de entrou que tal como tu entrou com o 12º ano e tem a licenciatura em educação fisica e já vai no mestrado...
a tropa não é a santa casa como já te disse, se queres tens de pedalar por ti, fazer por melhorar as tuas qualificações!
Boa sorte
Avatar do Utilizador
n0iz3d
Moderador
Moderador
Mensagens: 1306
Registado: 22 abr 2010 17:13
Situação Militar: Activo
Localização: Portugal!
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por n0iz3d »

Joao2013 Escreveu:Em que consiste esse curso de admissão aos QP sendo eu praça? O CFS nao me vai dar para os quadros, mandam me embora na mesma ao fim de 6 anos?
É que o meu medo está em entrar, ficar esses 6 anos e depois quando vier cá para fora não tenho como me orientar pois so tenho o 12º
Eu disse CONCURSO de admissão aos Quadros Permanentes. Está tudo dito; para entrares nos QP, tens que concorrer ao concurso de admissão aos QP.
O CFS dá para os quadros... foi o que eu disse. Lê o meu post novamente, com atenção.

Quando acabares o curso de praças, podes pedir o estatuto de trabalhador-estudante e tirar uma licenciatura, tal como o forense Midnightblack te explicou.
Mesmo que ao fim dos 6 anos de contrato não consigas entrar nos QP, é tempo mais que suficiente para saíres de lá com uma licenciatura e mestrado feito... tens é que te aplicar e não andar na tropa só a passar o tempo.
MAR FZ, Pronto... SEMPRE!
"quando chegar a hora decisiva, procurem-me nas dunas, dividido entre o mar e a terra." - Miguel Torga
Avatar do Utilizador
Joao2013
Segundo-Cabo
Segundo-Cabo
Mensagens: 5
Registado: 15 set 2013 21:51
Situação Militar: Civil
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por Joao2013 »

Pois é isso mesmo que tenho de fazer! Uma última questão, se eu tiver o estatuto de trabalhador estudante, vou para uma universidade civil ou para a EN ?
Avatar do Utilizador
Midnightblack
Moderador
Moderador
Mensagens: 11106
Registado: 14 set 2011 01:07
Situação Militar: Activo
Localização: na serra
Contacto:

Re: Ajuda, marinha

Mensagem por Midnightblack »

Joao2013 Escreveu:Pois é isso mesmo que tenho de fazer! Uma última questão, se eu tiver o estatuto de trabalhador estudante, vou para uma universidade civil ou para a EN ?
Estás um bocadinho a leste...
Consulta a página da net da EN e os vários tópicos sobre EN para perceberes como se ingressa na mesma.
Se já fores militar e pretenderes estudar no teu tempo livre obviamente será numa universidade civil e sem prejuízo para o serviço.
Se pretendes ingressar na Marinha via EN já tens todo um outro percurso, mas consulta os vários tópicos e esclarece-te.
Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 26 visitantes